A vegetoterapia, desenvolvida por Reich, consiste em um trabalho psicoterapêutico que atua sobre o sistema neurovegetativo. Neste trabalho, as neuroses e psicoses aparecem através de quadros energéticos específicos. O diagnóstico energético é sempre mais importe que o clínico.... pois não é possível trabalhar com energia corporal se não houver energia suficiente...
![]() |
Wilhelm Reich (1987-1957) |
Os mesmos princípios energéticos estão na base da medicina homeopática, da acupuntura, da medicina hindu, tibetana e dos chamados fenômenos parapsicológicos.
É surpreendente como a Psicologia tem demorado tantos anos para incorporar a concepção de energia em processos de intervenção, conceito este tão integrador da vida e relevante para o trabalho em saúde mental.
O paradigma científico sobre o qual se desenvolveu a abordagem reichiana foi muito inovador para sua época, por isso pouco compreendido. O eixo filosófico é baseado na epistemologia quântica, quebrando com os parâmetros cartesianos de ciência comumente utilizados ainda no século XX.
"A ideia de quanta de energia foi pela primeira vez apresentada por Planck no início deste século XX, com o propósito de explicar alguns efeitos muito mais complicados do que o efeito fotoelétrico. Mas o efeito fotoelétrico mostra mais clara e simplesmente a necessidade de alterarmos nossos velhos conceitos" (Einstein & Infeld "A Evolução da Física" (tradução Giasone Rebuá), Originalmente Publicado em 1938: The evolution of physics. Rio de Janeiro, Zahar, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário